sexta-feira, 29 de abril de 2011

Palestra sobre Saúde Bucal - Bairro Educador

Recebemos na última semana, no dia 20/04/2011, a visita das Dentistas Andrea Ximenes e Priscila Nunes, que ministraram palestras para alunos de 4º e 5º anos de nossa Unidade Escolar. Esta atividade aconteceu devido à articulação da equipe de nossa escola e do projeto Bairro Educador Inhoaíba.


A ação aconteceu no turno da tarde, contando com a participação de mais de 80 crianças, que adoraram a atividade, relacionada aos cuidados básicos da saúde bucal, utilizando uma linguagem de encontro a faixa etária das crianças, utilizando imagens e vídeos educativos.


A doutora Priscila Nunes fez uma apresentação, usando de vários instrumentos, proporcionando momentos interativos, onde as crianças puderam fazer perguntas sobre a apresentação, e responder algumas questões da Drª Priscila Nunes.


Esta ação faz parte de uma das estratégias da equipe do Bairro Educador Inhoaiba junto a nossa escola, visando proporcionar um circuito de palestras, de diversas áreas e temáticas.


Mais uma vez a Escola Atenas agradece o apoio do Bairro Educador, assim como das Dentistas Andrea Ximenes e Priscila Nunes, presentes na ação.

Ciranda de Histórias

No dia 18 de abril aconteceu em nossa escola, em comemoração ao Dia do Livro, nossa primeira Ciranda de Histórias. Participaram desse momento vários contadores de história, oriundos de vários segmentos de nossa Unidade Escolar.


Foram feitas em nosso pátio várias rodas de leitura, que aconteceram ao mesmo tempo,com vários contadores de história.

Yvonne Bezerra de Melo - Uerê de Mello

Em nosso Centro de Estudo Integral contamos mais uma vez com a participação da Professora Doutora Yvonne de Mello, que novamente proporcionou aos nossos professores momentos de aprendizagem e troca, trazendo novas perspectivas sobre o PEDAGOGIA UERÊ DE MELLO, que vem sendo utilizada em nossa Unidade Escolar.

A pedagogia proposta é baseada primeiramente no conceito de associação da mente com a emoção, na plasticidade cerebral, na rapidez da absorção das informações com conteúdos curriculares explicados de maneira bastante simples, sistematizados e em curtos períodos em sala de aula.

A pedagogia se baseia e é focada nas dificuldades do aluno e sua compreensão dessas dificuldades, visando potencializar o cérebro no seu desenvolvimento saudável. Existe a inteligência inata, questões genéticas que pertencem ao indivíduo. Mas a inteligência sozinha não leva a um total desenvolvimento de seu potencial.

A pedagogia UERÊ-MELLO é baseada no tempo em que se pode prender a atenção do aluno com armazenamento da informação com qualidade. Qualidade significa aprender e reter. No caso de criança em zonas de risco, isso é importantíssimo.

Com certeza tudo o que foi proporcionado a nós professores através desse Centro de Estudo ficará registrado em nossa vida e nossa prática pedagógica de hoje em diante. Obrigado Professora Doutora Yvonne, por nos ter propicionado mais esse momento enriquecedor em nossa Escola. Um abraço de toda a equipe.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bairro Educador



Dia 16/04/2011, o Projeto Bairro Educador promoveu em nossa Unidade Escolar uma grande atividade cultural. A atividade teve como principal objetivo a apresentação do projeto a Comunidade e a palestra sobre " A importância da família na Escola.A ação teve grande presença de responsáveis que puderam, de forma bastante dinâmica e bem humorada, conhecer o projeto, suas metas e tecnologias.

A apresentação contou com uma sessão de alongamento, palestra e dinâmicas de grupo, transformando o ambiente escolar em um local prazeroso e receptivo aos presentes. O objetivo do evento foi provocar a sensibilização dos responsáveis quanto à necessidade de acompanhamento das crianças na Escola e da corresponsabilidade com o trabalho que é feito nas salas de aula e no ambiente escolar, entendendo que a Educação está em diversos locais (Na Escola, no Bairro, em Casa, etc.) e que, estes elementos devem estar integrados em busca da melhor aprendizagem.

O Instituto Embeleze,proporcionou uma oficina de embelezamento (Corte de Cabelo) a algumas mães, que foram contempladas através do sistema de sorteio. Esta ação teve impacto direto na auto-estima das mães, e também foi um dos pontos altos da atividade.

A Instituição São Cipriano, também teve importantíssima participação no evento, pois ministrou a oficina de embelezamento das unhas (manicure) e de artesanato, chamando muita atenção dos presentes, que ficaram encantados com o trabalho exercido pelos jovens alunos da instituição, que produzem materiais de muita qualidade, beleza e de maneira bem rápida.

A atividade teve muito sucesso, grande presença dos responsáveis e muito comprometimento de todos os envolvidos no evento, a partir de ações como estas, esperamos integrar cada vez mais a comunidade escolar, proporcionando um ambiente mais agradável e participativo, que possa fornecer todas as ferramentas para a melhoria da aprendizagem e a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

Obrigada a toda equipe do Bairro Educador, que possamos compartilhar de mais momentos como este!

Votação do jornal da escola

Nos dias 11 e 12 aconteceram em nossa Unidade Escolar a votação do nome para o Jornal de nossa escola, que começará a ser confeccionado por nossos alunos monitores. Para que isso acontecesse nossos monitores foram as salas conversar com os alunos sobre esse novo projeto.

Nossa votação foi um momento muito importante vivido por nós, onde todos puderam exercer sua cidadania e participar de todo o processo de seleção para o nome.

Momento da votação...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Experimentando e aprendendo...

A professora Carla, descobriu um jeito muito prazeroso de ensinar as nossas crianças como as vitaminas, as frutas são fundamentais em nossa alimentação, para isso ela de uma forma muito gostosa, proporcionou a nossos alunos a degustação de diferentes tipos de frutas, transformando esta grande "experimentação" em uma fonte de aprendizado.



Além de experimentar as crianças puderam escrever e inventar novas receitas a partir do que foi proposto pela professora.


Parabéns a professora Carla e a todos os seu alunos!