terça-feira, 26 de julho de 2011

sexta-feira, 22 de julho de 2011

2 ºJornada Pedagógica da Educação Infantil

Nesta última semana nossa Escola realizou com seu grupo de professores, a 2º Jornada da Educação Infantil, com o intuito de discutir questões importantes vivenciadas com as crianças no espaço educativo.

Grupo de estudos interagindo a cerca dos textos e adequando-os as experiências vivenciadas no cotidiano da sala de aula.
A cada dia um professor é o mediador das discussões, pontuando ao final as conclusões do grupo.

" Aprendendo a olhar nos olhos de uma criança, em sua singularidade"

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Projeto Conhecer para Preservar - Turismo Educacional no Aterro do Flamengo

"Para amar e valorizar a cidade, é preciso antes conhecê-la. Com esse intuito, as secretarias municipais de Turismo/Riotur e de Educação, em parceria com o Exército e o Museu da República, promovem o projeto Conhecer para Preservar, iniciativa de turismo sócio-cultural desenvolvida pela Associação Caminhos do Rio no Parque do Flamengo. O projeto consiste em realizar passeios culturais com alunos da rede pública e particular de ensino, para que as crianças conheçam os atrativos da cidade e sua história, aprendendo a valorizar e preservar a cidade." (http://www.jusbrasil.com.br/politica/2745358/projeto-conhecer-para-preservar-faz-turismo-educacional-no-parque-do-flamengo)

Nossos alunos tiveram a oportunidade de participar desse projeto, conhecendo um pouco de nossa cidade e de nossa história.

Visita a Capela Madalena - Projeto Re-aprender a Ouvir

"Os jovens de hoje há muito não ouvem ou talvez nunca tenham ouvido música, essa arte maravilhosa através da qual se chega às mais altas esferas da inteligência. Eles hoje "curtem som"(...). E assim, estão para eles, trancadas as portas do grande universo da música que tanto enriquece a percepção, a sensibilidade, a cultura e que molda, em formas ideiais, o espírito do homem. Este projeto oferece aos jovens, as chaves com as quais eles poderão entrar num mágico e novo. E essas chaves não são mais do que o aprendizado e a prática do bem ouvir." ( texto retirado do DVD: Projeto Re-aprender a Ouvir de Renato de Regina)

Culminância do Projeto Brasil um país multifacetado

No dia 14/07/2011, foi realizada em nossa Unidade Escolar a Culminância do Projeto Brasil um país multifacetado.

Entendendo que nosso país está imerso em um universo de pluralidades culturais e nossos alunos estão inseridos neste contexto, após a elaboração de inúmeros trabalhos, realizamos nossa culminância, trabalhando com as culturas regionais, valorizando-as e inserindo-as em nosso cotidiano.
Os alunos participaram com muito entusiasmo e a diversão ficou por conta de nossas diretoras Márcia de Barros Salgado e Cristiane Pinto Norris.
As turmas se apresentaram com músicas regionais, valorizando a expressão corporal, as relações culturais e a interação entre os grupos.

Como sempre nossos alunos e nossa equipe realizou mais uma Culminância com energia, entusiasmo e competência!

Nossa Escola é mesmo um espetáculo!!!!

2º Conselho de Classe

No dia 13/07/2011, aconteceu em nossa Unidade Escolar o 2ºConselho de Classe, iniciamos nossa reunião com a fala de nossa Secretária Claudia Costin, durante a premiação do IDERIO, que discutiu a importância de uma educação de qualidade, de profissionais comprometidos e do suporte familiar visando a formação de um ser humano consciente e capaz de se posicionar dentro da sociedade ao qual está inserido.

Nosso Conselho de Classe, foi marcado por muitas discussões a respeito dos índices alcançados por nossa Escola e o desempenho dos alunos ao longo deste bimestre.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Escola Municipal Atenas garantindo o 3º lugar no IDERIO 2010

No dia 11/07/2011 nossa Unidade Escolar teve a satisfação de ter uma de suas alunas, Ana Paula Eugênio de Souza, homenageada por sua 3ª colocação na prova IDERIO 2010.
A Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, homenageou os alunos que obtiveram o melhor desempenho na avaliação IDERIO, com nossa aluna ficando na 3ªcolocação do 4 ºano.

A aluna é inteligente, dedicada, estudiosa e muito comprometida, dentro e fora do âmbito escolar.
Ana Paula foi contemplada com uma bicicleta e agora serve de exemplo e incentivo para os demais alunos da nossa Escola, que desejam seguir os mesmos caminhos traçados pela aluna rumo ao sucesso.
A professora Suzana Soares relata estar muito satisfeita e orgulhosa da aluna, que a cada dia a surpreende com tamanho entusiasmo e dedicação.


Parabéns a Ana Paula, seus responsáveis e a toda Equipe da Unidade Escolar, que fizeram parte dessa conquista!!!

Hora do Conto

Neste mês de julho tivemos o prazer de realizar a Hora do Conto, com a autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, trabalho este realizado por nossas professoras de Educação Infantil: Daniele Farag, Sueli Ferreira, Ida Vivas e Vãnia Andrade.
As professoras e alunos apresentaram as obras da autora, contaram histórias e conversaram com os alunos sobre a importância na preservação do Meio Ambiente.
O grupo trouxe questões muito importantes como a coleta seletiva, o respeito à natureza e aos seres que nela vivem.
Propondo práticas que nos levam a refletir e ajudar na qualidade de vida dos seres humanos e na preservação do Planeta Terra.
Pois na verdade, o que todos nós queremos é que este mundo em que vivemos seja verdadeiramente um Mundinho de Paz.

Parabéns as professoras e aos alunos por mais uma excelente Hora do Conto!!

Visita da ONG Atuação Voluntária

Projeto Conexão CulturalO Projeto desenvolvido pela ONG Atuação Voluntária em parceria com instituições educacionais do Brasil, África e EUA tem como finalidade formar professores e estudantes reflexivos, capazes de analisar, compartilhar e ampliar horizontes culturais ao interagir com correspondentes de outra cultura. Professores e estudantes são protagonistas das ações, baseadas em trocas de correspondências com informações relacionadas aos temas desenvolvidos. http://www.atuacaovoluntaria.org.br/
Com esse intuito de troca e interação recebemos a visita de um grupo de voluntários norte americanos, desta ONG, que trouxeram para nossos alunos um pouco de sua cultura, interagindo e ampliando a visão de mundo de ambos.
O grupo apresentou algumas músicas às crianças, que ficaram encantadas com a língua inglesa.
Leram histórias com ajuda de uma tradutora, que os acompanhou na visita.
Agradecemos a ONG Atuação Voluntária e nossa querida amiga Juliana Pompeo Helpa, por ter proporcionado esse momento tão importante para nossas crianças e Comunidade Escolar.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Centros de Estudo com troca de experiências

Os Centros de Estudo de nossa Escola visam a capacitação de nossos profissionais, valorizando o trabalho dos mesmos e proporcionando troca de experiências significativas. A cada Centro de Estudo dois professores apresentam experiências bem sucedidas desenvolvidas com seu grupo, momento este muito prazeroso, onde a troca, o diálogo e a interação são peças fundamentais para um ensino e uma Escola de qualidade.
No turno da manhã a professora Sirlânia Maria Ferreira apresentou aos professores durante o C.E., experiências vividas por ela com seus alunos, nos falando sobre a Metodologia da Casinha Feliz, utilizada pela mesma, que vem dando resultados surpreendentes com sua turma.
No turno da tarde, a professora Sueli Ferreira, também apresentou suas experiências com as turmas de Educação Infantil, propondo jogos, brincadeiras, contação de histórias e o trabalho com diversos tipos de materiais.
A professora Márcia Joana Marcolino no turno da manhã,também nos proporcionou muita discussão e reflexão em nossos Centros de Estudo, trazendo a discussão sobre o Registro, Planejamento e Caderno de Plano. Márcia Joana nos fez refletir como vem sendo elaborados esses instrumentos, e para isso nos apresentou um texto fundamental para esta reflexão, escrito pela educadora Madalena Freire. Para Márcia Joana o:"Meu caderno de Plano e Diário de Aula corresponde ao livro que tenho que escrever nesta existência."
No turno da tarde a Professora Solange de Souza, também ratificou a importância do registro, apresentou seu Projeto de Monitoria com a turma do 1º ano e suas experiênciasde alfabetização com a turma.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Piquenique das turmas 1102 e 1104

O piquenique promovido pela Professora Cátia, agitou seus alunos nesta última semana, com contação de história e degustação de guloseimas, o momento foi muito agradável contando com a participação de todos os alunos
. A Professora contou histórias, fazendo uso dos livros adquiridos no Salão do Livro, como a Coleção Mico Maneco, da autora Ana Maria Machado.