segunda-feira, 26 de março de 2012

Arte também se faz na escola

"Realizar o fazer artístico pela experimentação lúdica e pela expressão criadora."
                                                                   ( Orientações Curriculares- Artes Visuais)




Os alunos da turma 1.202, da professora Maria desenvolvem a sensibilidade através de suas produções artísticas, produzindo ilustrações baseadas em suas vivências.

Olha quem veio nos visitar!!!

Recebemos hoje a ilustre visita do coelhinho, um dos símbolos da Páscoa.
" Coelhinho da Páscoa  que trazes pra mim?..."
Alegria, curiosidade, conhecimento, o desejo em aprender!!!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dengue:É preciso conhecer para combater!!!

Com o objetivo de sensibilizar toda comunidade escolar sobre o perigo da dengue, uma doença que assola e assusta nossa cidade, nos mobilizamos para conscientizar sobre a necessidade de um esforço coletivo para conter o avanço do mosquito Aedes Aegypti, trabalhamos com vários gêneros textuais, como o texto informativo a seguir:
Com a chegada da estação de chuvas e calor na maior parte do país, sempre aumentam as chances de ocorrer uma epidemia de dengue. Só o esforço coletivo pode conter o avanço do mosquito Aedes aegypti.




Foto ampliada do mosquito Aedes Aegypti




    Desde 1986, todo ano é assim. A epidemia de dengue, que parece adormecida, controlada, reaparece com força à medida que o termômetro sobe e as chuvas caem no verão. A chuva traz de volta uma ameaça minúscula, mas não menos assustadora. Ela mede cerca de cinco milímetros e parece um pernilongo ordinário. Com a ajuda de uma lupa, vê-se um mosquito de cor escura rajado com listras brancas.
    Altas temperaturas e chuvas abundantes fazem o paraíso do Aedes aegypti. São as condições ideais para o mosquito se reproduzir. A água que enche as represas é a mesma que se acumula em pneus velhos, garrafas e todo tipo de objeto jogado ao léu. É nela que as fêmeas fazem seu ninho. Quanto maior é o calor, mais rápido os ovos se transformam em larvas e, em seguida, em mosquitos. A chuva é o gatilho que dá início ao calvário de milhares de pessoas que são infectadas com o vírus no país.
    O Brasil registrou um grande número de casos de dengue no verão 2001/2002, mas a situação de epidemia se caracterizou apenas no estado do Rio de Janeiro. Outros, como Pernambuco e Mato Grosso do Sul, por exemplo, experimentaram um considerável aumento no número de casos.
     A dengue, que tem sido objeto de uma das maiores campanhas de saúde pública realizadas no país, teve um crescimento significativo na década de 1990, atingindo o nível mais elevado em 1998, quando foram registrados cerca de 528 mil casos. Houve uma redução acentuada em 1999, com 210 mil casos. Mas ocorreu um novo aumento a partir de 2000, culminando nos cerca de 794 mil casos em 2002, muitos deles do tipo 3, uma variante a que ninguém estava imune. Desde então, todo verão é época de alerta no Brasil, e não está sendo diferente na temporada 2007/2008. Aliás, antes mesmo da temporada, os números já eram assustadores. Entre janeiro e setembro de 2007, o número de casos de dengue aumentou quase 50% em comparação com o mesmo período do ano anterior!

                                   Alunos da Unidade Escolar mobilizando  todos da comunidade.