sexta-feira, 31 de agosto de 2012

MÚSICA NA SEMANA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

                "One good thing about music, when it hits you, you feel no pain"

           Na semana de Educação Infantil vivenciamos momentos inesquecíveis de interação dos alunos com seus responsáveis.

            Um desses momentos foi a apresentação especial do  Coral das turmas de 1º, 2º e 3º anos(Casa de Alfabetização), regido pela professora de Língua Inglesa Tatiane Viana em homenagem a todos os pais presentes.

         A apresentação foi permeada por muita emoção e ao mesmo tempo alegria e satisfação dos alunos em homenagearem seus pares. Cada grupamento entoou uma música:
          1º ano - Two little blackbirds
          2º ano - Fly, fly, butterfly
          3º ano - Mother earth.
          "Uma coisa boa sobre a música, quando bate, você não sente dor".
           É a aprendizagem de novas culturas, inserida no contexto da vida de nossos alunos com prazer e ludicidade. Veja um pouco da apresentação:

                Agradecemos a todos que contribuiram para que a Semana de Educação Infantil fosse tão proveitosa em nossa U.E
          
           

terça-feira, 28 de agosto de 2012

SEMANA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

    Nossa Unidade Educacional abriu as portas para receber a Comunidade Escolar representada pelos responsáveis da Educação Infantil na semana de 20 a 24 de agosto. Foram propostas atividades diárias vivenciadas no cotidiano de nossa escola com o objetivo de proporcionar às crianças e seus responsáveis experiências significativas e propulsoras de aprendizagem e divulgar as ações educativas desenvolvidas pela pré-escola, proporcionando um encontro prazeroso entre ambos, num ambiente de crescimento e troca de saberes. As ações educativas foram dinamizadas pelos professores das turmas com a temática: "Diferentes olhares sobre a Educação Infantil".

Foram realizadas oficinas distribuidas durante toda a semana:

20/08 - Oficina de modelagem ministrada pela professora Ida Vivas;

21/08 - Oficina de pintura com a professora Sueli Ferreira, culminando com a construção de uma colcha de retalhos;



                                                     COLCHA DE RETALHOS
          

     22/08 - Oficina de recorte e colagem  ministrada pelas professoras Vera Lúcia Matias e Daniele Farag;

                                          

















                       23/08 - Cineclube, sessão especial aberta à comunidade;


              24/08 - Contação de história com a professora Vânia de Oliveira.
    Como culminância da Semana de Educação Infantil tivemos a entrega dos livros do projeto "Minha Primeira Biblioteca"com os títulos:
    - Duas festas de ciranda
    - Fiz voar o meu chapéu
    - O caçador de palavras
    - O Inverno da Raposinha
    - Anacleto
                                

                       
    Todas as crianças foram contempladas com dois títulos e ficaram muito felizes com a oportunidade de viajarem pelo mundo da imaginação juntamente com suas famílias.
   
        Após as oficinas foram realizadas avaliações com o intuito de aprefeiçoarmos as atividades e melhorarmos nossa prática pedagógica e a interação entre os segmentos da Comunidade Escolar.
                                        

GUARDA MUNICIPAL E ATENAS UMA PARCERIA DE SUCESSO

           A Guarda Municipal mais uma vez, em parceria com a Unidade Escolar trouxe sua equipe de atividades lúdicas para uma apresentação com o tema Convivência sem violência. A apresentação se deu  nos dois turnos de forma plenamente satisfatória, levando conhecimento de   forma lúdica e   extremamente   prazeroza, onde os alunos puderam participar, interagindo e absorvendo as inforrmações transmitidas através de teatro, música, palestra e muita simpatia.
                                                       APRESENTAÇÃO... 

                                                     INTERAÇÃO...
                                                               
                                              CONTAÇÃO DE HISTÓRIA...

   APRESENTAÇÃO TEATRAL...              
                                  
          Agradecemos a equipe de atividade lúdica da Guarda Municipal representada pelos GMs Ataliba, Roberto Josias e Corsino e ratificamos que foi um prazer consolidar esta parceria entre duas instituições tão grandiosas do Município do Rio de Janeiro e esperamos repetí-la mais vezes.    
                                                           MUITO OBRIGADO!        
                                           
                                            
                                         
                                          

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

         Dando continuidade às atividades da Semana de Alfabetização, aconteceu na E/SUBE/9ª CRE um Encontro com Professores da Pré-Escola onde as professores  Daniele Farag Goulart de Araujo e Sueli Ferreira de Souza Santos ministraram uma palestra sobre suas experiências pedagógicas acerca do tema "Linguagem oral e escrita na Educação Infantil".
Apresentação do material pedagógico...
          
Visionamento e consulta do material pelos professores presentes...

Após a palestra, momento de troca de experiências, pautadas na vivência e no cotidiano das turmas de Educação Infantil...
"A Educação Infantil, deve ser, desde o primeiro dia, um lugar para a experiência, a necessidade, a importância e a aprendizagem de utilizar a oralidade, a leitura e a escrital."

SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO

       Na Semana de Alfabetização, promovida pela E/SUBE/9ªCRE, houve um Encontro com Professores Alfabetizadores onde as professoras de nossa Unidade Educacional: Alcione Vasconcelos Reis, regente da turma 1.101 e Silvana Silva dos Santos, regente das turmas 1.302, 1.303 ministraram uma palestra acerca de suas vivências no cotidiano de sala de aula, a luz do tema "Alfabetização: consolidando as práticas pedagógicas.
          Neste encontro, demonstraram as ferramentas utilizadas na recuperação paralela como o método fônico, a Pedagogia Uerê-Mello, o caderno individualizado de leitura, dentre outros.

                                     
         Ao final do encontro, as professoras tiraram as dúvidas e esclareceram pontos, dando atenção individualizada.
 ALFABETIZAÇÃO...
" Cada dia é um aprendizado diferente, a cada dia as crianças nos ensinam como viver, como entender vidas tão diferentes e sofridas.  É o milagre do amor que necessita ser presente em cada momento de nossas vidas, nos dando forças para prosseguir nas longas caminhadas. Nós professores e educadores, fomos escolhidos para ser o veículo desse amor incondicional pelo próximo e pela vida."
                                                                          Yvonne Bezerra de Mello
                                                                                 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PACTO CARIOCA PELA ALFABETIZAÇÃO

   Pacto Carioca Pela Alfabetização é o desdobramento de uma meta firmada com o Ministério da Educação.
  O programa estipula como meta alfabetizar os estudantes aos seis anos de idade. O documento é um compromisso da Secretaria de Educação do Munícipio do Rio de Janeiro que afirma que toda criança no final do primeiro ano deve ser capaz de ler textos adequados a sua idade.
  Além disso,o pacto tem mais dois eixos. Um deles afirma que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado e iniciando a alfabetização. E o outro determina que toda criança ao final do 3º ano já deve estar com a alfabetização consolidada.

Professores de Educação Infantil e Casa de Alfabetização reafirmam o trabalho já realizado por esses profissionais assinando o Pacto Carioca.

A Secretaria Municipal de Educação, Claudia Costin relata:
"-Toda essa discussão sobre alfabetização começou quando fizemos um diagnóstico da rede e constatamos, no início da nossa gestão, que tínhamos 28 mil analfabetos funcionais no 4º, 5º e 6º anos.Isso era um  sintoma de que a alfabetização não estava indo como deveria."

Professores de 4° e 5º anos também fazem parte desse processo e se inserem neste momento confirmando o trabalho já realizado pela U.E., assinando o Pacto Moral pela Alfabetização, idealizado pela Coordenação Pedagógica com iniciativa da professora Márcia Joana Marcolino Ribeiro.


 



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"MINHA VIDA É ANDAR POR ESTE PAÍS...", UMA HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA.

A Escola Municipal Atenas desenvolveu o Projeto "Minha vida é andar por este país...", uma homenagem a Luiz Gonzaga direcionado a toda Unidade Escolar com intuito de conhecer as peculiaridades do nosso país e valorizar a cultura do nordeste.
Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912, foi um artista completo, cantor, compositor, poeta, simbolizou o que de melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico a assumir a nordestinidade representada pela sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.   

JUSTIFICATIVA:

É de grande importância que os alunos possam conhecer Luiz Gonzaga, uma das mais completas e importantes figuras da música e autêntico representante da cultura nordestina. Um dos responsáveis por lapidar e difundir a música popular brasileira. O ilustre cantor e compositor pernambucano completaria exatos 100 anos de vida em dezembro de 2012. Logo, esse projeto, desenvolvido pela Unidade Escolar, visou contar a trajetória de vida do "Rei do Baião", ressaltando a riqueza da cultura nordestina, utilizando como instrumento as letras e músicas desse grande compositor.


OBJETIVO GERAL:

Divulgar a vida e obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, resgatando a importância da cultura nordestina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer os estados brasileiros;
  • Apresentar, através das músicas de Luiz Gonzaga, informações da vida e dos costumes da população sertaneja;
  • Estimular o trabalho em grupo;
  • Apreciar o ritmo e as músicas deixadas pelo artista para a geração atual;
  • Conhecer a vida e a obra de Luiz Gonzaga no contexto da história da música popular brasileira;
  • Vivenciar a cultura popular brasileira e seus costumes através das danças como quadrilha e xote.


METODOLOGIA:

Durante o decorrer do período foi abordado nas salas de aulas a biografia de Luiz Gonzaga, bem como suas músicas que enriquecem a cultura brasileira, utilizando estratégias como: pesquisa, letras de músicas, ritmo, geografia brasileira, divisão política do Brasil.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

  • Apresentação do texto( músicas a serem trabalhadas);
  • Marcação do título, do compositor e verificação de palavras que rimam;
  • Compreensão da segmentação do texto- espaçamento entre palavras contidas nas músicas trabalhadas em aula;
  • Vocabulário de palavras;
  • Variação linguística;
  • Visualização e identificação dos estados brasileiros. 


CONCLUSÃO:

O projeto alcançou os objetivos propostos, contagiando toda a Unidade Escolar.Em julho ocorreu a culminância do projeto, onde as turmas realizaram apresentações repletas de alegria e criatividade, vivenciando a cultura brasileira através de danças típicas e da presença musical de Luiz Gonzaga.

                                          VIAJANDO COM LUIZ GONZAGA
                                          

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sala de Leitura em ação!!!

As professoras Juliana Bezerra e Suzana Soares da sala de leitura  selecionaram  literaturas pertinentes  para o mês de agosto.

Esta é uma obra de referência que abrange os diversos aspectos do folclore brasileiro: lendas, danças, parlendas, adivinhas, trava-línguas, brincadeiras, comidas típicas, contos...

Literaturas voltadas para o folclore brasileiro.

Literatura infanto juvenil

Boa leitura!!!