segunda-feira, 21 de outubro de 2013

UMA AULA SOBRE A VIDA

A turma 1.301, professora Silvana Silva, em  uma aula passeio no Museu da Vida pôde se apropriar de informações e experiências ao longo da ciência acerca da vida, possibilitando vivenciar fatos ocorridos no passado que se refletem nos dias de hoje.

Foi uma visitação guiada, onde a turma conheceu vários espaços do Museu da Vida, situado na Fundação Osvaldo Cruz e, com o intuito de adquirir conhecimentos e estimular nossos pequenos "cientistas" a aula passeio foi um sucesso, atingindo os objetivos pré-estabelecidos.

O Museu da Vida é um espaço de interação entre ciência, cultura e sociedade, cujo objetivo é informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa. Por ser vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - a maior instituição de saúde pública do Brasil, vinculada ao Ministério da Saúde -, o Museu assume características únicas, ao refletir a cultura, a missão e o compromisso social da instituição.
O Museu visa proporcionar à população à compreensão do processo,  dos avanços científicos e de seu impacto no cotidiano.  Busca, assim, ampliar a participação dos cidadãos em questões ligadas à saúde, à ciência e à tecnologia. Exposições, atividades interativas, jogos multimídia, peças teatrais e vídeos são algumas das atrações disponíveis nos cinco espaços da visitação.

O Castelo da Fiocruz, marcado pela beleza da arquitetura árabe e palco de grandes avanços científicos do país, abriga as atividades do passado e do presente.
Os ambientes que serviram de escritório e laboratório a Oswaldo Cruz, abertos à visitação, contam sua história e a de seu discípulo Carlos Chagas, ambos personagens importantes da ciência e da saúde pública nacionais.Neste espaço se conhece a ciência produzida no Brasil, desde o início do século passado até os dias de hoje.

No Parque da Ciência módulos coloridos ao ar livre possibilitam a criação de luz, a produção de diversos sons, a escalada em uma célula gigante e diversas brincadeiras onde se aprende sobre comunicação, energia e sua transmissão. Dentro da Pirâmide, é possível desvendar mistérios da ciência e da vida. Os visitantes observam por microscópios, entram numa câmara escura que simula o interior do olho humano, montam estruturas celulares e realizam experiências.

A visitação é gratuita: de terça a sexta, das 9h às 16:30h, visitas agendadas pelo telefone (21) 2590-6747; sábado das 10h às 16h: visita livre.
O Museu da Vida fica no campus da Fundação Oswaldo Cruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro.
Mais informações entre em contato por telefone ou pelo e-mail: museudavida@coc.fiocruz.br.
Conheça mais o Museu através do site www.museudavida.fiocruz.br
O CONHECIMENTO ESPERA POR VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário