quarta-feira, 29 de maio de 2013

LEDA LINGUETA

Fomos premiados em maio com um convite para o Espetáculo Teatral Premiado:
 "LEDA LINGUETA - A MENINA QUE VEIO DO CÉU", que aconteceu na Lona Cultural de Campo Grande Elza Osborne. Ficamos aguardando ansiosos pelo ínício da peça...

O espetáculo foi maravilhoso, nos divertimos muito, participamos ativamente e os atores eram muito simpáticos.


Aproveitamos ao máximo cada momento, vibramos com a apresentação e enfim voltamos felizes, aguardando mais um convite tão bacana quanto esse.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

FAÇA-SE A LUZ!

E  A  LUZ  SE  FEZ...


Em plena manhã de quarta-feira vislumbramos essa luz, essa energia. Mágica? Que nada!
Visitamos o Museu  Light da Energia e aprendemos muitas coisas...


A gente não consegue segurar a energia com as mãos, porque ela vive se transformando o tempo todo.
Existe energia, por exemplo, no movimento das águas. Em uma usina hidrelétrica, elas são represadas, caem em cascata e movimentam uma turbina que gera eletricidade.  Essa energia - agora elétrica - segue seus fios e faz funcionar o micro-ondas, que transforma a energia elétrica em energia eletromagnética, que aquece e faz estourar o milho da pipoca, que a gente come e que nos dá energia para brincar, pular, pensar...

Tentando pensar desta maneira, descobrimos que a energia elétrica pode se transformar em diversos outros tipos de energia , como luz (quando fazemos a lâmpada acender), som (quando ligamos o rádio), calor (como no caso do ar condicionado) e muito mais.

Imaginando o quanto usamos todas essas formas de energia é que nos damos conta de como a energia elétrica é fundamental em nossas vidas e não só em casa, mas nas ruas, nas indústrias, na escola...


MUSEU LIGHT DA ENERGIA: UM ESPAÇO PARA APRENDER E SE DIVERTIR. 
O Museu Light da Energia apresenta, de forma lúdica e interativa, curiosidades sobre a energia elétrica, suas formas de geração, transmissão, distribuição e usos, bem como sua relação com o meio ambiente.



Museu Light da Energia
Av. Marechal Floriano nº 168  Centro - RJ

segunda-feira, 20 de maio de 2013

PROGRAMA DE PLANETÁRIO

Programa de planetário é um tipo de atendimento onde uma equipe composta por astrônomos, roteiristas, artistas e programadores elabora um roteiro que será gravado por dubladores profissionais. Tal roteiro pode ser uma história que envolva personagens fictícios, apresentado principalmente para as turmas de ensino fundamental, ou pode ser um documentário a ser apresentado por um narrador, em ambos os casos, o objetivo principal é passar o conteúdo de Astronomia de maneira mais agradável possível.
Há diferentes programas para diferentes faixas etárias, as escolas visitantes no Planetário, em sua maioria assistem a programas pré-gravados.
       
 
A turma 1.403 realizou uma visita ao Planetário de Santa Cruz onde participou da atividade PROGRAMA DE PLANETÁRIO com  A Janela Mágica, na Cúpula D. Pedro II, uma parceria da Fundação Planetário com a Prefeitura do Rio.


A Janela Mágica conta a história de Joãozinho e seu cãozinho Thor que, numa excursão em um museu, entram numa caixa de mantimentos que será transportada para uma missão em direção ao telescópio espacial Hubble e aí começa então uma grande aventura que irá mudar a história da pesquisa espacial. Nesta aventura são abordados, de forma lúdica, temas como:
-Nome das constelações e das principais estrelas
-A nossa galáxia
-Movimentos da Terra e da Lua
-O telescópio espacial
-O Sol
-As estrelas
-As nebulosas

Para enriquecer nossa visita e apreendermos o máximo de informações e cultura, partimos para o Museu das Idéias que também fica situado na Cidade das Crianças e ficamos maravilhados com tantas informações. A visita foi bastante proveitosa.

 E findamos nossa visita com a certeza de que contribuímos para aguçar as inteligências de nossas crianças, preparando-os para serem homens pensantes no futuro, como nos afirma o imperador D. Pedro II:

terça-feira, 14 de maio de 2013

UMA MANHÃ NO MUSEU....

Mais uma vez ampliamos nossos conhecimentos e mergulhando  na cultura passamos UMA MANHÃ NO MUSEU...

E que manhã! Uma bela manhã recheada de emoções e descobertas. Veja só um pouquinho do que aprendemos nesta aula passeio:
Com a chegada de D. João, Príncipe Regente, houve a necessidade de ampliação do sistema de segurança e, em 13 de maio de 1.809, por decreto do príncipe foi estabelecida a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, cujo objetivo era   promover a segurança e a tranquilidade da população, coibindo a desordem, recebendo a atual denominação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em 1975.



O valor histórico é incalculável junto ao público interno e externo, pois retrata a importância da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, através de sua inserção na história do Brasil após a invasão francesa a Portugal e, consequentemente vinda de D. João para o Brasil, mais precisamente Rio de Janeiro, Cidade Capital, que contava com um regimento de Segurança Pública denominado "Quadrilheiros".

Atualmente o Museu da PMERJ encontra-se instalado numa antiga residência dos Comandantes do Batalhão de Choque, tendo um acervo histórico cultural com cerca de 3.000 objetos e documentos que retratam e perpetuam os atos de bravura, conquistados com espírito de lealdade, sacrifício e disciplina dos Policiais Militares.
O Museu tem o objetivo de valorizar a história da PMERJ como patrimônio cultural de toda sociedade, promovendo a inclusão social, tornando-se um instrumento de aproximação da corporação com a sociedade, desta forma reaviva no Policial Militar sua tradição e preserva a memória histórica da Instituição em quase 200 anos de existência.


Mais informações:
MUSEU PMERJ
Rua Marquês de Pombal, 128 Cidade Nova
Tel. 3399-2199/2242-4059
E-mail: museu_pmerj@policiamilitar.rj.gov.br