quarta-feira, 26 de junho de 2013

É HORA DE BRINCAR

A ação "Dia do Brincar" foi instituído desde 28 de maio na rotina da Educação Infantil, sendo realizada na última terça-feira de cada mês.
Ao promover o brincar valorizamos a infância como o período privilegiado da brincadeira e também fortalecemos o lugar do lúdico no desenvolvimento pleno do aluno, fazendo da aprendizagem um momento de prazer.
Neste dia todas as turmas de Educação Infantil confeccionaram uma pipa e a partir desta construção foram trabalhados conceitos matemáticos, letramento, coordenação motora, dentre outros pertinentes.
"A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais." (Vygotsky)
 Essas relações irão permear toda a atividade lúdica da criança, serão também importantes indicadores do desenvolvimento da mesma, influenciando sua forma de encarar o mundo e suas ações futuras.

CONSTRUINDO...
DOBRANDO...

TRANSFORMANDO...

VIVENCIANDO...


É HORA DE BRINCAR, É HORA DE ALEGRIA!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

COMO NASCERAM AS ESTRELAS

E aí você pode me indagar: COMO NASCERAM AS ESTRELAS? E a partir de suas indagações viajaremos num mundo de pura magia através de belas histórias e tentaremos assim responder as suas inquietações...
Todo mundo gosta de ouvir e contar histórias.  É narrando, ouvindo, interagindo, contando e recontando que despertamos o hábito da leitura, o prazer de ler e aguçamos a imaginação. E é com esse intuito que promovemos bimestralmente em nossa Unidade Escolar a HORA DO CONTO, desta vez tivemos a brilhante participação de professores e alunos do 4º ano, como atores e promotores deste grande espetáculo de leitura e prazer.


Apresentamos um pouco da história da autora Clarice Lispector iniciando com sua biografia: Clarice nasceu em 1.920, em uma pequena cidade da Ucrânia. Veio para o Brasil quando ainda era um bebê, com seus pais e suas irmãs. Viveu muitos anos no Recife. Desde pequena gostava de escrever e inventar histórias. Quando começou a trabalhar como jornalista, publicou seus primeiros contos. Então nunca mais parou de escrever. Fazia livros para crianças e adultos. Casou-se no Rio de Janeiro e teve dois filhos, viveu alguns anos em outros países. Ao todo Clarice Lispector escreveu vinte e seis livros. Eles fizeram tanto sucesso, que muitos foram até traduzidos em outras línguas.

A partir da biografia seguimos para trechos de citações da autora, narrados pelos alunos das turmas: 1.401, professora Janaína, 1.402, professora Michele; 1.403, professora Juliana e 1.404, professora Cristiane.
"Só o que está morto não muda! Repito por pura alegria de viver: A salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!"
"...Que minha solidão me sirva de companhia. Que eu tenha a coragem de me enfrentar. Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo."

"Vocação é diferente de talento. Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir."
"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê."
"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
"Não tenho tempo  para mais nada, ser feliz me consome muito."
Posteriormente, os talentos natos de nossa escola surgiram na apresentação das peças: A perigosa Yara, O pássaro da sorte e Como nasceram as estrelas, histórias retiradas do livro Como nasceram as estrelas, da referida autora.
  
A plateia assistiu a tudo com muito entusiasmo, aguardando a próxima hora do conto. E respondendo a sua indagação inicial Como nasceram as estrelas? Te respondo com toda certeza: Nasceram a partir deste espetáculo e se encontram todas reluzindo na  E.M. Atenas. Parabéns a todos que participaram desse evento!
Outros títulos da autora:
- O mistério do coelho pensante
- A vida íntima de Laura
- A mulher que matou os peixes
- Quase de verdade    


E  VEM AÍ O POETINHA VINÍCIUS DE MORAES!  AGUARDEM!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

COPA DAS CONFEDERAÇÕES É AQUI NA ESCOLA MUNICIPAL ATENAS!

A Escola Municipal Atenas realizou nossa Copa interna onde todos os alunos participaram dos jogos e vibraram com os gols.
Tivemos a abertura da Copa com o Hino Nacional, o juramento dos atletas e o desfile das 25 "delegações"(turmas).
A Copa das Confederações de  2013 será a nona edição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Será realizada no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho e servirá como teste para realização da Copa do Mundo de 2014.
Terá a participação de oito equipes: a campeã da Copa do Mundo de 2010, os seis campeões continentais e o Brasil que sedia a competição. Dentre esses participantes, quatro são campeões mundiais: Brasil, Espanha, Itália e Uruguai. 
PAISES PARTICIPANTES   
BRASIL - País sede da Copa do Mundo de 2014

ESPANHA -  Campeã da Copa do Mundo de 2010 e Eurocopa  de 2012

JAPÃO - Campeão da Copa da Ásia de 2011

MÉXICO - Campeão da Copa Ouro da CONCACAF de 2011

URUGUAI - Campeão da Copa América de 2011

TAITI - Campeão da Copa das Nações da Oceania de 2012

ITÁLIA - Vice-campeã da Eurocopa de 2012

NIGÉRIA - Campeão da Copa das Nações Africanas de 2013

"No esporte, existem campeões e existem heróis.
Campeões vencem porque são bons no que fazem e tiram proveito particular de suas vitórias.
Heróis vencem quando menos se espera, superam seus próprios limites, e quando recebem os louros dividem suas vitórias com uma nação inteira..."   (Augusto Branco)

"O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes." (Leandro Flores)
A Copa das Confederações Atenas foi organizada e muito bem executada pelas professoras de Educação Física Ana Paula e Alessandra. Para o encerramento tivemos, após os jogos, a entrega de "medalhas". Todos se sentiram vitoriosos e especiais por participarem desse momento.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

MOVIMENTO XÔ PIOLHO

DEDO MINDINHO,
SEU VIZINHO,
MAIOR DE TODOS,
FURA BOLO,
CATA PIOLHO!


Os piolhos são antigos companheiros, indesejáveis e persistentes que nos acompanham desde muito tempo, pesquisas revelam que foram encontrados em múmias egípcias de 3.000 a.C. , em pentes da época de Cristo encontrados no desertto de Israel e  em múmias do Peru pré-colombiano.
Sendo assim, percebemos que não é de hoje que esse problema vem nos aflingindo e com o intuito de acabar com esta "peste" que atingiu nossas crianças a escola programou uma ação coletiva contra a pediculose tendo como parceiros ativos nesse processo o NES na pessoa da técnica de enfermagem: Judinete Maria e a equipe do CMS Aguiar Torres, tendo como responsável a enfermeira Cristina. 


A parceria está sendo um sucesso, as turmas participarão gradativamente da ação, inicialmente foram atendidas as turmas 1.201, 1.301, 1.302 e 1.501, porém serão contemplados todos os alunos da Unidade Escolar.  Através de autorização prévia, assinada pelos responsáveis, as crianças receberam medicação e um kit completo contra pediculose e verminose, contendo os medicamentos: albendazol, sulfato ferroso (vitamina), vermectil e shampoo para piolho permetrina 1%.


Informação nunca é demais...
SINTOMAS
As queixas preponderantes são: coceira intensa e irritação do couro cabeludo, podendo surgir tipicamente erupções na nuca, acima e atrás das orelhas, acompanhadas nos casos mais graves de aumento dos glânglios (ínguas).
Os sintomas costumam aparecer logo. No mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao contágio. Geralmente a coceira começa assim que o parasita pica para se alimentar. E são substâncias da saliva do piolho que provocam essa reação.

DIFICULDADES
Os maiores problemas causados pela infestação de piolhos são:
-irritação
-rendimento escolar comprometido
-sono e capacidade de concentração prejudicados
-desconforto, vergonha, isolamento, segregação
-possíveis anemias

PREVENÇÃO
O piolho não escolhe sexo, idade nem classe social, assim devemos sempre estar atentos, principalmente quem lida com crianças.
Evite entrar em contato com pessoas infestadas. Inspecione a cabeça toda semana à procura de piolhos e lêndeas e passe o pente fino.
Dica: É bem mais fácil passar o pente fino nos cabelos molhados depois de aplicar creme condicionador!
O meio mais simples de prevenir o piolho é observar quando as crianças coçam  frequentemente a cabeça,
 principalmente a nuca e atrás das orelhas. Nesse caso, deve ser iniciado rapidamente o tratamento, antes que os piolhos se espalhem para os colegas. E lembre-se isso é comum, acontece, mas deve ser tratado sempre.

TRATAMENTO
Primeiro passo:
Certifique-se que realmente é uma infestação de piolhos!

Segundo passo:
Veja se são possíveis algumas medidas básicas e de enorme eficiência, como cortar os cabelos bem curtos Com o cabelo curto, muitas vezes é possível debelar uma infestação apenas pela catação manual + penteação com pente fino + o uso de secador de cabelos.

Terceiro passo:
PACIÊNCIA + PACIÊNCIA + PACIÊNCIA + PACIÊNCIA + DEDICAÇÃO.
Os piolhos muitas vezes estão vencendo porque são mais pacientes do que nós.


Abaixo as formas mais aceitas de tratamento:
-Produtos inseticidas de farmácia receitados pelo médico.Siga as orientações prescritas pelo médico no receituário.
-Forma caseira: Lave o cabelo com xampu e aplique em seguida bastante condicionador. Embeber completamente os cabelos e abafar, fazendo uma touca plástica ou usando uma touca de borracha, mantendo por pelo menos umas duas horas.
Esse tratamento vai sufocar os piolhos, pois tampa as aberturas respiratórias, e sem respirar, os piolhos vão morrer.
Ambos os tratamentos não costumam matar os ovos, portanto devem ser repetidos a cada 2 ou 3 dias, durante uns 10 dias. Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, deve continuar examinando o cabelo uma vez por semana, removendo as lêndeas.



segunda-feira, 3 de junho de 2013

DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR

"BRINCADEIRA DE CRIANÇA
COMO É BOM, COMO É BOM
GUARDO AINDA NA LEMBRANÇA
COMO É BOM, COMO É BOM
PAZ, AMOR E ESPERANÇA
COMO É BOM, COMO É BOM
BOM É SER FELIZ!"

É com esse sentimento de nostalgia, de volta à infância e sobretudo de alegria e prazer que comemoramos  em  28 de maio o Dia Internacional do Brincar e nos jogamos, literalmente nesta proposta da Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro onde sugere que as instituições de Educação Infantil intensifiquem as ações que deem visibilidade ao universo lúdico e ao brinquedo visto que:
"O brincar é, por excelência, o canal de interação da criança com o mundo. Além disso, é atividade indispensável para a aprendizagem e para o desenvolvimento, sendo disparador de novas experiências e descobertas pelas crianças."
São objetivos desta proposta que pais, professores e comunidade escolar:
- Reconheçam o brincar como a linguagem própria da criança;
- Valorizem o brincar como ação essencial para o desenvolvimento da criança;
- Ampliem a ação do brincar para os espaços familiares e extraescolares;
- Fortaleçam os vínculos familiares através do brinquedo/brincadeira.
Desta forma, neste dia em nossa Unidade Escolar as turmas de Educação Infantil aproveitaram ao máximo todas as propostas lúdicas envolvendo a brincadeira: correram, pularam, rodopiaram, enfim foram muito mais crianças e depois de tudo isso ainda tiveram fôlego e energia para confeccionar um brinquedo, ao qual levaram para casa com muita satisfação e desejando compartilhar essa experiência com seus familiares.