quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

É CARNAVAL, É FOLIA...

Comemorado em Portugal desde o século XV, o entrudo (carnaval) foi trazido pelos portugueses para a então colônia do Brasil e em finais do século XVIII era já praticado por todo o território. Consistia em brincadeiras e folguedos que variavam conforme os locais e os grupos sociais envolvidos. Com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, surgiram as primeiras tentativas de civilizar a festa carnavalesca brasileira, através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular sob forte controle policial.



Em finais do século XIX, toda uma série e grupos carnavalescos ocupam as ruas do Rio de Janeiro, servindo de modelo para as diferentes folias. Nessa época, esses grupos eram chamados de cordões, ranchos ou blocos. Em 1890,Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, "Ô Abre Alas!". A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval. Os foliões costumavam frequentar os bailes fantasiados, usando máscaras e disfarces inspirados nos baile de máscaras parisienses. 



Atualmente, o carnaval do Rio de Janeiro é oficialmente considerado o maior do mundo, pelo Guinness Book, com aproximadamente 2 milhões de pessoas por dia nos blocos de rua.



A Escola Municipal Atenas mais uma vez realiza seu tradicional baile de carnaval onde alunos, professores e funcionários caíram na folia embalados por marchinhas e sambas enredo:



EXPLODE CORAÇÃO NA MAIOR FELICIDADE
É LINDO A ESCOLA ATENAS
CONTAGIANDO E SACUDINDO A COMUNIDADE!