sexta-feira, 15 de agosto de 2014

BRASIL: SUA CULTURA, SUAS RAÍZES

“ Um povo que não tem raízes acaba se perdendo no meio da multidão. São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação.” Pedroso (1999)


É de extrema importância que conheçamos as raízes de nossa cultura, para que na formação de nossa identidade saibamos valorizá-la  e nos constituir enquanto cidadãos no cerne da sociedade. Cidadãos, no sentido mais amplo da  palavra,  conhecedores dos  direitos e fazedores dos  deveres.


O que vem a ser cultura?
Cultura (geral), conjunto de conhecimentos que enriquecem o espírito, apuram o gosto e o espírito crítico. Conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação... (Larousse Cultural)

Cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. A cultura brasileira é um mosaico de diferentes vertentes que  juntas constituem a cultura do Brasil.
Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. Sendo assim os três pilares da nacionalidade brasileira são o índio, o negro e o português.
Os imigrantes  árabes, espanhóis, poloneses e japoneses também contribuíram para a cultura brasileira, porém com menos intensidade.

A Escola Municipal Atenas vem exaltar através do projeto de trabalho BRASIL: SUA CULTURA, SUAS RAÍZES a alegria de um povo, sua miscigenação e sua diversidade cultural tendo na culminância em julho seu ápice.





















As turmas se apresentaram mostrando os diversos ritmos brasileiros, a ginga e a alegria de um povo. As danças foram coreografadas pelos professores de Educação Física Ana Paula, Nagib e Monalisa, e tiveram  a participação especial dos professores regentes das turmas, sendo os alunos os verdadeiros artistas. Veja:

- Educação Infantil:

- 1º ano: Mulher rendeira; Rala o coco, mexe a canjica. Pout pourri julino

- 2º ano: Pagando pau

- 3º ano: Não empurra não!

- 4º ano: Galera coração

- 5º ano: Quadrilha