sexta-feira, 17 de julho de 2015

PROJETO FAZENDINHA

   Com o objetivo de proporcionar a integração, a convivência e o respeito entre os seres humanos e os animais, além de oportunizar situações de vivência e contato com alguns animais desenvolvemos em nossa Unidade Escolar o "Projeto Fazendinha".
   O "Projeto Fazendinha" foi idealizado pela professora de Educação Física Ana Paula que no dia, previamente marcado, trouxe alguns bichinhos do seu sítio para que fizéssemos a apresentação para as crianças e a atividade de culminância.
  As crianças ficaram encantadas, tiveram contato direto com os animais e discutimos a importância da vida de todos os seres vivos bem como o respeito à diversidade.
   A cada apresentação havia uma música relacionada ao animal, e as crianças com entusiasmo cantaram juntas as músicas como: O pato, No sítio do seu Lobato, Galinha Pintadinha, Meu pintinho amarelinho, dentre outras.
  Nesse projeto as atividades pedagógicas foram enriquecidas com  foco na educação ambiental, no  respeito a vida e a diversidade.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

BRASIL, MUITAS CORES, MUITOS SABORES...

 
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.
    Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população. 
   É sempre importante ressaltar que nos estados brasileiros não há homogeneidade étnica, e sim, a predominância de vários grupos. A distribuição dos principais grupos étnicos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das regiões do país.
      Tendo em vista esse contexto nossa Unidade Escolar desenvolveu o projeto “Brasil, muitas cores, muitos sabores... que busca resgatar nossas origens através da formação do nosso povo, ou seja, da nossa própria constituição enquanto sujeitos constituídos de inúmeros fragmentos de seres, mas que o mais importante é que embora fisicamente sejamos diferentes, somos todos iguais, todos especiais, pois só existe uma raça: a raça humana.
     Além de todas as cores, temos também muitos sabores, e que sabores! A culinária brasileira é muito diversificada e deliciosa, por exemplo: acarajé, feijoada, churrasco e brigadeiro são típicos da nossa culinária. A cozinha nacional é uma mistura de muitas cores e sabores. 
     A culinária do Brasil, como nosso povo, é fruto de uma mistura de ingredientes: europeus, indígenas e africanos .Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais.
       A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite de dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.
       A alimentação diária, feita em três refeições, envolve o consumo de café com leite e pão, no café, feijão com arroz no almoço, refeição básica do brasileiro, aos quais são somados, por vezes, o macarrão, a carne, a salada e a batata e, no jantar, sopas e também as variadas comidas típicas regionais.
     E para continuar festejando os 50 anos de nossa Unidade Escolar com muita alegria e festa, fizemos a culminância do Projeto “Brasil, muitas cores, muitos sabores...” com a apresentação de todas as turmas.
     As crianças com muito empenho, alegria e beleza curtiram muito a festa, dedicada exclusivamente a elas, objetivo maior da Educação e, com um figurino elegante e muito colorido, afinal são muitas cores... passaram um dia muito prazeroso e após as cores, vieram os sabores, e que sabores!!! Uma deliciosa merenda, macarronada à bolonhesa com maçã de sobremesa.
        E que venham mais cores, e muito, muito mais sabores!




quarta-feira, 8 de julho de 2015

GRÊMIO ESTUDANTIL




O grêmio estudantil representa os estudantes da escola, é o órgão máximo de representação. Seu maior objetivo é unir e movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade, desta forma aprende-se de forma prática a exercer a cidadania.


A Escola Municipal Atenas defende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola e consequentemente da sociedade. 

Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da prática escolar. As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitas crianças os primeiros passos na vida social, cultural e política Assim, os grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional dessas crianças e jovens.


Em 1985, por ato do Poder Legislativo, o funcionamento dos Grêmios Estudantis ficou assegurado pela Lei nº 7.398, como entidades autônomas de representação dos estudantes.




São muitas as ações do Grêmio Estudantil na escola, entre elas podemos destacar:


-Integrar os alunos e a comunidade, promovendo eventos culturais como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, concursos de poesia, coral, festival de dança, de música, etc.;

-Organização de campeonatos esportivos;

-Organizar o jornal e a rádio da escola, quando possível;

-Organizar movimentos para discussão de assuntos de interesse da escola e da comunidade escolar, sendo um elo entre a direção e os alunos.

-Ajudar a direção e a coordenação pedagógica a organizar eventos;

-Apresentar possíveis soluções para os problemas surgidos no dia a dia escolar.


Nos dias 26 e 29 de julho, tivemos a eleição do Grêmio Estudantil nas Unidades Escolares do Município do Rio de Janeiro, para um mandato de dois anos. Em nossa Unidade Escolar fizeram parte da chapa Azul, os seguintes componentes da turma 1.301:

-Presidente: Gleicielle Vitória Santos Batista Silva
-Vice-presidente: Micaella Mattos Corrêa
-1º Secretário: Anna Klara de Jesus Santos
-2º Secretário: Lorrayne Pietra Gomes Vieira


O pleito do processo de eleição dos membros da diretoria executiva do Grêmio Estudantil foi tranquilo e bem organizado graças a nossa comissão eleitoral composta pelos competentes alunos Gabriel Santino Rosa, Milene Vitória Meira dos Santos, Pedro Correia Brasilino, Cayo da Silva Ribeiro, todos alunos do 5º ano.


A chapa Azul foi eleita com 587 (quinhentos e oitenta e sete) votos válidos, tomando posse na Unidade Escolar no dia 2 de julho e no dia 7 de julho posse solene de toda E/SUBE/9ª CRE no CIEP Nelson Mandela às dez horas da manhã com todos os membros do Grêmio Estudantil presentes.


"A alma é uma borboleta...Há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento da grande metamorfose."  Rubem Alves